Floresta Protetora: Educação e interatividade

Floresta Protetora: Educação e interatividade

Parques Nacionais são locais de extrema importância para conservação de diferentes ecossistemas. Neles é possível realizar inúmeras pesquisas com os espécimes que existem apenas nessas áreas e atividades de Educação Ambiental, importante para despertar nos visitantes a consciência que de a floresta é importante para todos nós.

Sabendo da importância da educação para provocar mudanças, o Centro de Visitantes Paineiras Corcovado criou uma exposição, que insere seu visitante na floresta através da interatividade é a Floresta Protetora e nesse post iremos contar mais sobre ela.

Um panorama da biodiversidade

A exposição tem 900m² de extensão e mostra a complexidade da biodiversidade encontrada no Parque Nacional da Tijuca. A maior floresta em área urbana do Brasil tem mais de 3 mil hectares de área, possui mais de 350 espécies de fauna e cerca de 1600 espécies vegetais

O reflorestamento que marcou a história

Quem vê essa exuberante floresta nem imagina, que ela foi um dos maiores projetos de reflorestamento do país. 

Durante o século VIII, a floresta original sofreu com o desmatamento para plantio de café e cana-de-açúcar, e a cidade com a falta de água potável, já que sem a proteção da vegetação, os mananciais começaram a secar. Todavia no século XIX, D. Pedro II ordenou que a área fosse desocupada, para que o replantio de mudas nativas tivesse seu início. Este processo durou 13 anos e 100 mil mudas foram plantadas sob a responsabilidade do Major Manuel Gomes Archer

Outro nome importante é o do Barão d’Escragnolle, que ficou com a responsabilidade do paisagismo do local. E também o de Raymundo Ottoni de Castro Maya, que em 1940 usou parte de sua fortuna para revitalizar o parque que estava abandonado. 

Interatividade que sensibiliza

Conheça o novo Centro de Visitantes Paineiras, a caminho do Cristo ...

A exposição conta também com espaços interativos, maquetes, projeções em 180º graus, fotografias de drones e ilustrações, onde o visitante pode descobrir os impactos e as consequências que as ações humanas podem causar, com a degradação de ecossistemas.

Nosso objetivo é fazer com que as pessoas reconheçam a importância da preservação dos Parques Nacionais, como locais essenciais para manutenção da biodiversidade do país.

Educação através de boas ações

Voluntários realizam o plantio de 260 mudas de árvores na Floresta ...

O Replantio é um projeto que visa a restauração do ecossistema em áreas degradadas, com biodiversidade nativa. No Parque Nacional da Tijuca, Paineiras-Corcovado em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar e o ICMBio já realizaram o plantio de mais de 2.000 mudas em áreas de restauração da floresta. As ações de plantio foram também acompanhadas de atividades de limpeza com retirada de lixo e de espécies exóticas

Uma exposição encantadora

Centro de Visitantes Paineiras: um programão para toda a família ...

A Floresta Protetora é uma exposição permanente e trilingue.

Que tal explorar seu conteúdo educativo conhecendo o Centro de Visitantes Paineiras Corcovado? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn