21 de março – Dia Internacional das Florestas

21 de março – Dia Internacional das Florestas

Por Carolina Mandarino

Dia 21 de Março é comemorado o dia Internacional das Florestas! Todo dia é dia de refletir e agradecer pela existência delas, mas nesta data em especial começa a primavera lá no hemisfério norte, por isso a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu este dia para celebrar e reforçar a grande importância que os ecossistemas florestais têm para toda a biodiversidade, isso inclui os seres humanos, tá?

Os impactos do Império


Sabia que as florestas são responsáveis pelo fornecimento de até 75% de toda água doce acessível no Mundo? Pra você ter uma noção do quão importante é preservar esse ecossistema, vamos te contar uma história que aconteceu aqui mesmo, na Floresta da Tijuca.

Por volta dos anos de 1820, quando os europeus se estabeleceram no Rio de Janeiro, nossa floresta foi totalmente desmatada para a plantação de café e os cursos d’água desviados para abastecer a cidade, sabe o que aconteceu? Com o desflorestamento das nascentes do rio, a capital do império enfrentou sérios períodos de seca. Será que você adivinha quem foi que mandou replantar tudo? D. Pedro II, o Imperador! Em 1861 ele ordenou o replantio das partes degradadas com árvores de espécies nativas. Hoje a floresta da Tijuca é a maior floresta urbana replantada do Mundo! Legal, né?

A grande Biodiversidade

As florestas abrigam 80% da biodiversidade terrestre do Mundo, e tem de tudo mesmo: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, milhares de insetos… Cada um com sua importância dentro de um ciclo extremamente complexo que você deve conhecer como, cadeia alimentar.

A importância para o clima

E não pára por aí! Você já percebeu que quando passamos por uma área com bastante árvores, o clima fica mais fresquinho? Por que será que isso acontece? As árvores sequestram gás carbônico (o gás do aquecimento global, CO2), você não leu errado, elas usam o gás carbônico durante seu processo de alimentação, mais conhecido como fotossíntese, ou seja, as florestas ajudam a limpar o ar, e por sua vez, deixam o clima mais ameno. No meio da cidade, com todos aqueles carros e prédios, a temperatura fica bem mais quente, ali tem muito mais gás carbônico.

Dados atuais de desmatamento

Mas será que nós estamos realmente cuidando das nossas florestas? Só o Brasil, em 2019, foi responsável por pelo menos um terço da perda de florestas virgens do planeta, cerca de 1.361.000 hectares de um total de 3,8 milhões de hectares de florestas tropicais — uma área quase do tamanho da Suíça! A maior parte dessa perda foi na Amazônia, principalmente por conta de grandes queimadas para criação de campos de gado. Lá do outro lado do mundo, nas ilhas indonésias de Bornéu e Sumatra, cerca de 80% da floresta foi dizimada para a produção de óleo de palma, em consequência, foi estimado que em apenas 16 anos, Bornéu perdeu mais de 150 mil de seus habitantes mais icônicos, os Orangotangos.

O que será que eu posso fazer sobre isso?

Pois é, são dados tristes mas que precisam ser levantados, pensados e debatidos. Estamos em 2021 e continuamos destruindo nossa casa, a única que nós temos e muitas vezes, sem pensar nas consequências! Mas calma, nem tudo está perdido, hoje possuímos bastante áreas preservadas no mundo todo e boa parte delas, contam com projetos de conservação, como o REFAUNA aqui na floresta da Tijuca, através dos animais que são reintroduzidos pelo projeto, sementes de espécies nativas são naturalmente dispersas por toda a região. O que será que nós podemos fazer? Espalhar a informação já é o ponta pé inicial, compartilhe! Plantar árvores nativas do lugar que você mora pode ser uma grande ideia também!

Uma experiência inesquecível

Que tal ter a experiência de passar o dia dentro de uma das maiores florestas do mundo? O Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado, além de ser um dos acessos ao Monumento do Cristo Redentor, está no coração da Floresta da Tijuca. Venha viver a experiência.


Garanta já seu bilhete

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn