Animais que você não sabia que poderia encontrar na Floresta da Tijuca!

Animais que você não sabia que poderia encontrar na Floresta da Tijuca!

Cutia: A Jardineira da Floresta

Você sabia que o Paineiras-Corcovado está localizado no coração da Mata Atlântica? Sim, dentro de uma das maiores florestas urbanas do mundo e por isso, não é difícil encontrar alguns animais passeando por aqui. Um dos mais famosos é a cutia, um pequeno roedor mas de fundamental importância para a manutenção das florestas, ela é uma grande dispersora de espécies vegetais! 

As cutias se alimentam de frutos e sementes e são roedores extremamente eficientes. Inteligentes como são, elas enterram as sementes para futuros momentos de escassez, dessa maneira acabam ajudando no reflorestamento natural da mata, inclusive, ajudando a espalhar as espécies por toda a floresta.

Mas atenção, elas são capazes de conseguir alimentos sozinhas! Quando alimentamos animais silvestres, mesmo que com alimentos naturais, como frutas, fazemos com que eles percam o hábito de procurar e/ou caçar, criando uma dependência do homem para se alimentar. Uma vez que não tem alguém sempre fazendo isso, eles morrem de fome ou invadem piqueniques e cozinhas das casas próximas à floresta.

Está escutando esse som? Pode ser o Bugio!

Outro animal incrível é o macaco Bugio, um primata que não era visto no Rio de Janeiro há 200 anos! 

Em 2009 um grupo de pesquisadores deu o primeiro passo para um projeto ambicioso: trazer os animais de volta para a floresta da Tijuca. 31 indivíduos foram soltos entre 2010 e 2014. Em 2017 os pesquisadores encontraram o primeiro filhote nascido naturalmente na floresta, incrível né?

Os Bugios, que são o símbolo da Mata Atlântica, quase não descem da copa das árvores e se alimentam apenas de folhas e frutos e por isso, ajudam na contínua regeneração da floresta! Mas atenção, os animais são capazes de achar seus alimentos sozinhos!! Quando alimentamos animais selvagens, mesmo que com alimentos naturais, como frutas, fazemos com que eles percam o hábito de procurar e/ou caçar, criando uma dependência do homem para se alimentar. Uma vez que não tem alguém sempre fazendo isso, eles morrem de fome ou invadem piqueniques e cozinhas das casas próximas à floresta.

Você e sua família querem conhecer o Paineiras-Corcovado e encontrar essas e outras espécies?

Garanta seu ingresso para o Cristo Redentor e para o Centro de Visitantes Paineiras!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn