Floresta da Tijuca e sua Vida Silvestre

Floresta da Tijuca e sua Vida Silvestre

Algumas vezes passeando ao ar livre você já encontrou algum animal silvestre? Talvez um mico, um passarinho ou quem sabe, até um quati. Isso acontece com frequência quando nossos convidados estão a caminho do Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado.

Uma grande área de natureza preservada como a Floresta da Tijuca não abriga só muitas espécies de plantas, como é o caso da exuberante vegetação aos pés do Cristo Redentor, mas também uma variedade incrível de espécies animais.

Vem conferir um pouco das espécies que você pode acabar “esbarrando” ao visitar Paineiras-Corcovado.

O Parque Nacional da Tijuca é um excelente exemplo de áreas bem preservadas que falamos acima, bem no meio de uma das maiores cidades do Brasil, o Rio de Janeiro! Por ser uma Unidade de Conservação classificada como Parque Nacional, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitada pelo público em geral. Durante a visita é possível observar diversos animais silvestres de perto.

Várias espécies de animais vivem dentro da floresta, de pequenos insetos à grandes mamíferos. Sendo bastante comum encontrarmos famílias inteiras de Quatis passeando pelas trilhas, assim como Bugios e Macacos Pregos passeando tranquilamente pela copa das árvores, onde dividem o espaço com as Preguiças e muitos tipos aves, como por exemplo os Tucanos.

Mas não é só no alto das árvores que você encontra companhia, dentro das trilhas, nas praças do Parque ou no Centro de Visitante, com sorte, você vai encontrar alguns moradores ilustres, como os Jabutis em meio aos arbustos ou no chão das trilhas, eles são répteis incríveis e super dóceis também.

Já pensou o que você faria se encontrasse algum desses animais durante um passeio? “Que tal dar um biscoito ou uma fruta para alimentá-los?” A resposta é: Não mesmo.

As vezes estes animais vão se aproximar de vocês, é natural, a maioria deles já está acostumada com a presença humana. Normalmente eles se aproximam porque as pessoas oferecem comida, mas não se engane, isso não é legal. Vamos falar os dois principais motivos de não alimentar animais silvestres:

Animais silvestres não estão acostumados com a nossa dieta

Nossa comida por ser industrializada, contêm conservantes, corante e condimentos. O sistema digestório deles não está acostumado a estas substâncias e acabam fazendo mal e/ou matando estes animais.

Posso alimentar eles com frutas?

Também não. Quando alimentamos os animais, mesmo que com alimentos naturais, como frutas, fazemos com que eles percam o hábito de procurar e/ou caçar e criem uma dependência do homem para se alimentar. Uma vez que não tem alguém sempre fazendo isso eles morrem de fome, ou invadem piqueniques e cozinhas das casas próximas à Floresta.

Portanto, ao visitar o Paineiras-Corcovado tenha o privilégio de observar estes animais sem interferir em seus hábitos, não deixando nada além de pegadas e não tirando nada além de fotografias!

Para saber mais sobre a experiência completa que é Paineiras-Corcovado confira mais detalhes aqui.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn