Posted in Sem categoria

Parque Nacional da Tijuca: Um pedaço da Mata Atlântica no coração do Rio de Janeiro!

Nós sabemos o papel único que as florestas têm para o nosso planeta, afinal elas produzem parte do oxigênio que respiramos. Por isso, aqui em Paineiras-Corcovado nós acreditamos que conhecê-las é a melhor forma das pessoas entenderem a importância de sua conservação. Será que você conhece o lugar que abriga a maior floresta urbana replantada do mundo, o Parque Nacional da Tijuca

O parque é fragmento de um bioma extremamente importante, a Mata Atlântica. Com mais de 3 mil hectares de área, mais de 300 espécies animais e mais de 1.600 espécies vegetais, o parque criado em 1961 ocupa 3,5% do município do Rio de Janeiro e atualmente é um dos parques mais visitados do país! Vem com a gente que vamos te contar mais sobre ele!

4 Curiosidades sobre o Parque Nacional da Tijuca 🌳

1 – A floresta e seus setores

O Parque Nacional da Tijuca, também conhecido como Parna-Tijuca ou PNT, é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. Nós de Paineiras-Corcovado estamos localizados no setor Floresta!

2 – Maior floresta urbana do mundo!

Considerada a maior floresta urbana replantada do mundo, a Floresta da Tijuca é atualmente a mais visitada, com cerca de 2 milhões de pessoas ao ano. Nela, encontramos mirantes, lagos, cachoeiras, grutas, sítios históricos e trilhas que podem nos levar a lugares paradisíacos e com vistas incríveis.

Por conta dos seus 120 quilômetros quadrados de árvores, o parque recebeu o título de Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1991.

3 – Um hotspot da biodiversidade

A Mata Atlântica é considerada um hotspot da biodiversidade, isto é, um bioma riquíssimo em diversidade de espécies endêmicas (espécies que só ocorrem neste ambiente) de fauna e flora. No entanto, elas sofrem grande pressão devido à destruição de sua área original.

No Parque Nacional da Tijuca, a vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa secundária, característica da Mata Atlântica. Nela, encontramos diversas espécies vegetais como murici, ipê-amarelo, ipê-tabaco, angicos, caixeta-preta, cambuí, urucurana, jequitibá, araribá, cedro, ingá, açoita-cavalo, pau-pereira, cangerana, canelas, camboatá, palmito, brejaúba, samambaiaçus, quaresmeiras, caetés, pacovas, musgos, orquídeas e bromélias.

Estas são apenas algumas das 1.619 espécies vegetais existentes no Parque. Porém, devido à degradação da floresta, aproximadamente 433 destas espécies estão ameaçadas de extinção. Em relação às espécies de animais, hoje ocorrem 63 mamíferos, 226 aves, 70 répteis e anfíbios e 67 invertebrados!

4 – O verde que cobre as montanhas

O relevo do Parque Nacional da Tijuca é montanhoso, onde predominam algumas elevações como Maciço da Tijuca, Serra da Carioca, o Grupo da Pedra da Gávea, Pedra Bonita, a área da Serra dos Pretos Forros e Covanca. A menor altitude do Parque é o Parque Lage e o ponto culminante, nome dado ao ponto mais elevado, é o Pico da Tijuca, com 1.021 metros de altura.

No Parque Nacional da Tijuca, o Corcovado, a Pedra da Gávea, o Morro Dona Marta, o Bico do Papagaio, o Perdido do Andaraí e a Pedra Bonita são locais que proporcionam um visual esplêndido da cidade do Rio para os visitantes, unindo natureza e selva de pedra.

Agora que você aprendeu isso tudo, o que acha de testar esses conhecimentos?

#1. Uma das vistas mais famosas do Parque Nacional da Tijuca é a da Pedra da Gávea. Qual a sua altura?

844 metros! É um dos pontos mais altos do parque.

#2. Em que ano foi fundado o Parque Nacional da Tijuca?

Em 1961, o Maciço da Tijuca – Paineiras, Corcovado, Tijuca, Gávea Pequena, Trapicheiro, Andaraí, Três Rios e Covanca – foi transformado em Parque Nacional, recebendo o nome de Parque Nacional do Rio de Janeiro, com 33 km². Seis anos depois, seu nome foi definitivamente alterado para Parque Nacional da Tijuca.

#3. Em que ano o Parque Nacional da Tijuca recebeu o título de Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO?

O Parque Nacional da Tijuca recebeu o título em 1991!

#4. Qual é o pico mais alto do Parque Nacional da Tijuca?

O ponto culminante, nome dado ao ponto mais elevado, é o Pico da Tijuca, com 1.021 metros de altura!

#5. Em qual dos 4 setores do Parque Nacional da Tijuca fica o Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado?

Paineiras-Corcovado está localizado no setor Floresta!

finish

Results

  Parabéns, você sabe tudo sobre o Parque Nacional da Tijuca!
  Que tal aprender mais sobre o Parque Nacional da Tijuca em nosso blog?

Paineiras-Corcovado em sua casa!

Em nosso canal no Youtube, você tem a oportunidade única de ser transportado para o topo do morro do Corcovado sem sair de casa! Com nossa câmera ao vivo, você deixa a natureza invadir sua sala-de-estar!

📲 Inscreva-se em nosso canal no Youtube!

Conexão com a Natureza e uma experiência inesquecível!

Nós de Paineiras-corcovado oferecemos um serviço de vans exclusivas para te levar ao monumento do Cristo Redentor, no coração da floresta. 

🌱 Para saber mais sobre a experiência completa que é Paineiras-Corcovado confira mais detalhes aqui!

 

talvez você também curta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

    

talvez você também curta:

A Paineiras Corcovado é responsável pelo transporte de vans oficiais para o Cristo Redentor e pelo Centro de Visitantes Paineiras, localizado no Parque Nacional da Tijuca. Compre seu ingresso aqui para visitar uma das 7 Maravilhas do Mundo!

receba novidades em primeira mão!