Nós sabemos o papel único que as florestas têm para o nosso planeta, afinal elas produzem parte do oxigênio que respiramos. Por isso, aqui em Paineiras-Corcovado nós acreditamos que conhecê-las é a melhor forma das pessoas entenderem a importância de sua conservação. Será que você conhece o lugar que abriga a maior floresta urbana replantada do mundo, o Parque Nacional da Tijuca?
O parque é fragmento de um bioma extremamente importante, a Mata Atlântica. Com mais de 3 mil hectares de área, mais de 300 espécies animais e mais de 1.600 espécies vegetais, o parque criado em 1961 ocupa 3,5% do município do Rio de Janeiro e atualmente é um dos parques mais visitados do país! Vem com a gente que vamos te contar mais sobre ele!
4 Curiosidades sobre o Parque Nacional da Tijuca
1 – A floresta e seus setores
O Parque Nacional da Tijuca, também conhecido como Parna-Tijuca ou PNT, é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. Nós de Paineiras-Corcovado estamos localizados no setor Floresta!
2 – Maior floresta urbana do mundo!
Considerada a maior floresta urbana replantada do mundo, a Floresta da Tijuca é atualmente a mais visitada, com cerca de 2 milhões de pessoas ao ano. Nela, encontramos mirantes, lagos, cachoeiras, grutas, sítios históricos e trilhas que podem nos levar a lugares paradisíacos e com vistas incríveis.
Por conta dos seus 120 quilômetros quadrados de árvores, o parque recebeu o título de Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1991.
3 – Um hotspot da biodiversidade
A Mata Atlântica é considerada um hotspot da biodiversidade, isto é, um bioma riquíssimo em diversidade de espécies endêmicas (espécies que só ocorrem neste ambiente) de fauna e flora. No entanto, elas sofrem grande pressão devido à destruição de sua área original.
No Parque Nacional da Tijuca, a vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa secundária, característica da Mata Atlântica. Nela, encontramos diversas espécies vegetais como murici, ipê-amarelo, ipê-tabaco, angicos, caixeta-preta, cambuí, urucurana, jequitibá, araribá, cedro, ingá, açoita-cavalo, pau-pereira, cangerana, canelas, camboatá, palmito, brejaúba, samambaiaçus, quaresmeiras, caetés, pacovas, musgos, orquídeas e bromélias.
Estas são apenas algumas das 1.619 espécies vegetais existentes no Parque. Porém, devido à degradação da floresta, aproximadamente 433 destas espécies estão ameaçadas de extinção. Em relação às espécies de animais, hoje ocorrem 63 mamíferos, 226 aves, 70 répteis e anfíbios e 67 invertebrados!
4 – O verde que cobre as montanhas
O relevo do Parque Nacional da Tijuca é montanhoso, onde predominam algumas elevações como Maciço da Tijuca, Serra da Carioca, o Grupo da Pedra da Gávea, Pedra Bonita, a área da Serra dos Pretos Forros e Covanca. A menor altitude do Parque é o Parque Lage e o ponto culminante, nome dado ao ponto mais elevado, é o Pico da Tijuca, com 1.021 metros de altura.
No Parque Nacional da Tijuca, o Corcovado, a Pedra da Gávea, o Morro Dona Marta, o Bico do Papagaio, o Perdido do Andaraí e a Pedra Bonita são locais que proporcionam um visual esplêndido da cidade do Rio para os visitantes, unindo natureza e selva de pedra.
Agora que você aprendeu isso tudo, o que acha de testar esses conhecimentos?
[HDquiz quiz = “772970”]
Paineiras-Corcovado está de volta com uma super PROMOÇÃO para moradores do Estado do RJ!
Depois de cinco meses fechados nesse importante esforço de mantermos o distanciamento social, agora chegou a hora de nos vermos novamente.
Para você, morador do Estado do Rio de Janeiro, essa oportunidade de visitar-nos (ou revisitar) tem uma vantagem especial! Isso mesmo, por tempo limitado, você pode comprar seus ingressos com um super desconto para visitar Paineiras-Corcovado.
IMPORTANTE: No momento da entrada em Paineiras-Corcovado é obrigatório a apresentação de comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro e documento com foto.
Clique aqui e garanta seu ingresso para Paineiras-Corcovado!