Hotel das Paineiras: a história resgatada

Hotel das Paineiras: a história resgatada

Até se tornar o Centro de Visitantes de Paineiras, o Hotel das Paineiras passou por diversas transformações, tendo uma história muito rica e de extrema importância para o Rio de Janeiro.

A Origem

1882, Brasil Império, Dom Pedro II segue seu governo com diversas transformações para o Rio de Janeiro, até então capital.

Uma dessas importantes transformações se deu quando o imperador cedeu para dois engenheiros, entre eles Pereira Passos, uma área para a exploração e construção de uma estrada de ferro ligando a Rua do Cosme Velho e o Alto do Corcovado, visando desenvolver o turismo no local. Foi nessa área, chamada Estrada de Paineiras, que no dia 9 de outubro de 1884, se inaugurou o Hotel das Paineiras, uma das obras incluídas no projeto de exploração da área com uma das melhores vistas panorâmicas do Rio de Janeiro.

Vista do Centro de Visitantes de Paineiras

Era de Ouro

Desde seu nascimento, o Hotel das Paineiras foi um sucesso, com a visita de diversos artistas e intelectuais que se hospedaram ali, incluindo os presidentes Café Filho, Washington Luís e Getúlio Vargas, nessa mesma época, o Hotel das Paineiras teve sua era de ouro como sede de festividades como os folguedos de Momo, símbolos históricos do carnaval Carioca, porém, com o tempo, as hospedagens se tornaram cada vez mais raras e mesmo com a construção do Cristo Redentor em 1931, o hotel acabou fechando suas portas, e em 1970 passou a ser gerido pelo governo federal, sendo designado para o ministério da fazenda até o ano de 1982.

Fonte: Acervo O Globo


Em 1984, a Associação Educacional Veiga de Almeida passou a ter a concessão do Hotel das Paineiras e funcionou como uma escola de gastronomia e hotelaria, que durou até o ano de 1997, quando o Hotel voltou às mãos da União, desta vez investimento apenas em manutenção e vigilância do local, permanecendo por muito tempo sendo considerado um espaço histórico abandonado.

Renovação

Em 2017, a história do complexo de paineiras e do Hotel de Paineiras teve outro capítulo, desta vez muito positivo. Após mais de três décadas fechado, o antigo Hotel das Paineiras pode respirar novamente. Totalmente revitalizado e com diversas atrações, o Hotel passou a integrar o Centro de Visitantes de Paineiras. Espaço criado para resguardar a história do local e melhorar a experiência das pessoas que vão visitar o Cristo Redentor.

Atual Centro De Visitantes de Paineiras e antigo Hotel das Paineiras


Os materiais originais da construção do Hotel das Paineiras podem ser vistos no Centro de Visitantes até os dias de hoje, sendo uma parada fundamental para as pessoas que amam a história do Rio de Janeiro.

Cristo Redentor da Loja das Paineiras

No Centro de Visitantes de Paineiras é possível conhecer um pouco da história do Rio, a exposição interativa da Floresta da Tijuca, a loja de souvenirs do Cristo Redentor e comer apreciando a mesma vista que personalidades como Garrincha e a atriz francesa Sarah Bernhardt. Incrível, não é mesmo?

Comer antes de conhecer o Cristo Redentor é uma excelente pedida

A melhor opção para quem vai visitar o Cristo

O Centro de Visitantes de Paineiras tem entrada gratuita e é ponto de parada para quem vai ao Cristo utilizando a van oficial de paineiras. Com a Van de Paineiras é possível visitar o Cristo Redentor e o Centro de Visitantes de Paineiras a partir de diversos pontos do Rio de Janeiro, tendo em seu preço já incluído o transporte(ida e volta) e o bilhete para o monumento. Realmente, é uma opção imperdível, visto as diversas promoções presentes no site.


Você e sua família querem conhecer apenas o Cristo Redentor ou o Cristo Redentor e a história do Rio preservada?

Garanta já seu bilhete com parada gratuita no Centro de Visitantes de Paineiras.

Quero conhecer o Cristo + Centro de Visitantes de Paineiras

Subscribe to get access

Read more of this content when you subscribe today.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn