Semana do Meio Ambiente 2020 em Paineiras-Corcovado!

Semana do Meio Ambiente 2020 em Paineiras-Corcovado!

Na escola, nos livros, na televisão, em algum momento você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de assuntos como aquecimento global, poluição das águas e extinção de espécies, não é? Todos esses problemas têm algo em comum: são consequências da falta de cuidado com o nosso meio ambiente. Então, já que temos apenas este planeta para viver, e seus recursos são limitados, como podemos ajudar a virar esse jogo?

Pensando nisso, em 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano! Desde então, a data tem como objetivo sensibilizar o mundo sobre a conservação da biodiversidade e, todo ano, sua semana é conhecida como a Semana do Meio Ambiente, impulsionando diversas atividades ao redor do mundo voltadas para esse assunto.

Nesse ano, com o tema “Hora da Natureza”, a Semana nos alerta de que é o momento de repensar nossos hábitos e posturas com o meio ambiente. É hora de colocar a natureza como prioridade na grande teia da vida da qual nós, como seres humanos, somos profundamente interdependentes. 

Como um parque do Grupo Cataratas, nós, de Paineiras-Corcovado, temos a conservação do meio ambiente como um de nossos principais propósitos e, obviamente, não poderíamos ficar de fora dessa semana tão importante! Então, fique ligado para saber mais sobre como ajudamos o nosso planeta diariamente e quais atividades especiais estão vindo aí para vocês!

Grupo Cataratas e o Instituto Conhecer para Conservar

Nós, do Grupo Cataratas, acreditamos que uma das principais forças de mudança é a educação. Por isso, todos os nossos parques têm foco em educação ambiental, com profissionais especializados em abordar a importância de cuidarmos do nosso planeta da maneira que ele precisa.

Além disso, os parques também desenvolvem importantes pesquisas e projetos de conservação da biodiversidade, indispensáveis para a recuperação de nossos ecossistemas. Alguns exemplos desses projetos em outros parques são a reintrodução de antas na Reserva Ecológica de Guapiaçu, feita pelo BioParque do Rio, e as pesquisas sobre conservação dos corais, desenvolvidas no AquaRio.

Outro forte aliado nessa missão é o Instituto Conhecer para Conservar, criado pelo grupo. Ele desenvolve e participa de diversos projetos de conservação, com diversos parceiros, que buscam transformar o meio ambiente e a sociedade a partir da transformação das pessoas.

Como Paineiras – Corcovado ajuda na missão de salvar o nosso meio ambiente?

Em Paineiras-Corcovado, estamos diariamente no meio de uma das maiores florestas urbanas do mundo e atuamos diretamente em sua conservação. Uma de nossas iniciativas que é voltada para a recuperação da biodiversidade da floresta da Tijuca é o Refauna.

O projeto é uma parceria com diversas instituições e pesquisadores para reintroduzir espécies nativas no Parque Nacional da Tijuca. Desde 2010, já reintroduzimos animais como as cutias (Dasyprocta leporina) que são muito importantes para a floresta pois atuam como dispersores de sementes! Clique aqui para ler mais sobre o Refauna.

Além disso, no Centro de Visitantes Paineiras, temos a exposição fixa Floresta Protetora. Com 900m² de extensão, a exposição conta com ajuda da interatividade para transportar o visitante diretamente para o meio da floresta da Tijuca. Assim, ele aprende sobre a história da floresta, sua biodiversidade e sua importância na grande teia da vida! Você pode ler mais sobre a exposição aqui.

Fique ligado na programação da semana!

Siga as redes sociais de Paineiras-Corcovado e não perca a programação da Semana do Meio Ambiente feita exclusivamente para você! São diversas novidades para que, juntos possamos estar sintonizados na “Hora da Natureza”, e entender sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas.

Amanhã, dia 02 de junho, teremos a primeira novidade em nosso canal do Youtube! Uma câmera filmando a estátua do Cristo Redentor ao vivo ficará disponível para você e sua família visitarem uma das sete maravilhas do mundo moderno sem sair de sua casa.

Já na quinta-feira, dia 4 de junho, além de poder assistir à estátua do Cristo, uma nova câmera vai levar a vista do alto do morro Corcovado, voltada ao morro Dois Irmãos, ao vivo para pertinho de você!

Grupo Cataratas na Semana do meio ambiente

Além de Paineiras – Corcovado, o Grupo Cataratas e seus outros parques, como o BioParque do Rio e o AquaRio, também terão um calendário especial dedicado à Semana do Meio Ambiente. Fique ligado no cronograma de cada parque pelo link abaixo!

Confira aqui a programação completa do Grupo e dos Parques!

Conheça Paineiras – Corcovado!

E, se você ainda não conhece Paineiras-Corcovado, garanta já seu ingresso para conhecer o nosso Centro de Visitantes e o Cristo Redentor! Você que é morador do estado do Rio de Janeiro ainda tem direito a descontos exclusivos, mas corre que é por tempo limitado!

Clique aqui e garanta seu ingresso para uma das 7 maravilhas do mundo moderno!


WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn